Bem vindos

domingo, 20 de outubro de 2013

RECICLAGEM

Recicle em casa e ajude o planeta!
        
    O planeta pede ajuda e muita gente ainda joga no lixo diversos materiais sem se preocupar com o fim que tais resíduos irão tomar.
                                                               (Por Natália Schener)
        
        A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximada- mente cinco quilos e, somando toda a produção mundial, os números são assustadores.
      Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar um milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio se decompõe em oitenta a cem anos, e, a cada tonelada produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades. [...]

      Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro e saiba o que pode ser encaminhado da sua casa para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum.   
______________________________________________________
                                   Responda às questões:
1- Em algumas cidades é comum separar o lixo orgânico de embalagens plásticas, papel, latinhas e vidros; pois esses materiais podem ser reciclados. Você saberia dizer se há reciclagem de lixo na cidade onde você mora?   ______________________________________________________
 2- Por que é importante promover o hábito da reciclagem?  

domingo, 6 de outubro de 2013

DICAS SUSTENTÁVEIS


EFEITO ESTUFA

     
                   
           Definição - Efeito Estufa Natural
     Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.

A ação do homem e o aumento do efeito estufa artificial
O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.


         Como é gerado
O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.Um outro fator que está aumentando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são:  gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.


Problemas futuros 
Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.

Soluções e medidas tomadas contra o aumento do efeito estufa 
Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. OProtocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país. 
Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

Lendas da Amazônia


A Lenda do Boto Cor de Rosa

        Conta na Amazônia, que os botos do rio Amazonas fazem charme para as moças que vivem em vilas e cidades à beira-rio.
Eles as namoram e, depois, tornam-se os pais de seus filhos!
Existem dois tipos de botos na Amazonia, o rosado e o cinza (muitas vezes dito como preto), sendo cada um de diferente espécie com diferentes hábitos e envolvidos em diferentes tradições.
        Viajando ao longo dos rios é comum ver um boto mergulhando ou ondulando as águas a distância. Se diz que o boto preto ou tucuxi é amigável e ajuda a salvar as pessoas de afogamentos, mas o rosado é perigoso. Sendo de visão ineficiente, os botos possuem um sofisticado sistema sonar que os ajuda a navegar nas águas barrentas do Rio Amazonas. Depois dos humanos eles são os maiores predadores de peixes.
                                   


       A lenda do boto é mais uma crença que o povo costumava lembrar ou dizer como piada quando uma moça encontrava um novo namorado nas festas de junho. É tradição junina do povo da Amazônia festejar o nascimento de Santo Antônio, São João e São Pedro. Em estas noites se fazem fogueiras, se atiram foguetes enquanto se desfrutam de comidas típicas e se dançam quadrilhas e outras danças ao som alegre das sanfonas.                                      As lendas contam que em estas noites, quando as pessoas estão distraídas celebrando, o boto rosado aparece transformado em um bonito e elegante rapaz, mas sempre usando um chapéu, porque sua transformação não é completa, pois suas narinas se encontram no topo de sua cabeça fazendo um buraco.                                                     
       Como um cavalheiro, ele conquista e encanta a primeira jovem bonita que ele encontra e a leva para o fundo do rio. Durante estas festividades, quando um homem aparece usando um chapéu, as pessoas pedem para que ele o retire para que não pensem que ele é um boto.



sábado, 5 de outubro de 2013



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA O 4º E 5º ANO
Tema: Meio ambiente

• Ouvir e cantar a música Herdeiros do Futuro, em seguida realizar as atividades propostas.

            HERDEIROS DO FUTURO
A vida é uma grande amiga da gente,                                   
Nos dá tudo de graça pra viver:                                             
Sol e céu, luz e ar,                                                           
Rios e fontes, terra e mar.
Somos herdeiros do futuro                                                      
E pra esse futuro ser feliz                                          
Vamos ter que cuidar                                                         
Bem desse país.
Será que no futuro haverá flores?                                 
Será que os peixes vão estar no mar?                         
Será que os arco-íris terão cores,                                            
E os passarinhos vão poder voar?
Será que a terra vai seguir nos dando                                      
O fruto, a folha, o caule e a raiz?                                        
Será que a vida acaba encontrando                            
Um jeito bom da gente ser feliz?
Vamos ter que cuidar                                                 
Bem desse país.
Toquinho e Andreato, Elias. 
Toquinho no mundo da criança [CD].                                
Circuito musical: Editora Delta, 2005, faixa 4.
                                                                                                                                  Responda com atenção:
1-Em sua opinião, as pessoas estão cuidando bem do ambiente?  
2-O que poderá ser feito no futuro caso as pessoas não cuidem do ambiente?
3-O que você pode fazer para cuidar do ambiente?
4- O que os autores dessa música querem dizer com a expressão “herdeiros do futuro”?
5- Você sabe o que significa a palavra “herdeiro”? Se necessário, pesquise em um dicionário e converse com seus colegas. 
6- Que atitudes devem ser tomadas para manter o nosso ambiente bem-conservado?
7- Em sua opinião, um ambiente poluído pode ser recuperado? Como?    
8- Na região em que você mora é comum observar ambientes limpos e conservados ou sujos e poluídos? O que pode ser feito para melhorar esses ambientes? 


DIA DA ECOLOGIA – 04 de outubro

Quando você está na floresta, você nunca está perdido, porque está rodeado por amigos e rodeado pelo Espirito da Floresta.
Cada planta, cada animal, cada inseto, cada arvore é criado pelo Grande Espirito. O Grande Espirito é vida e todo é
 vivo. 
A Natureza tem um proposito. A Natureza participa no ciclo da vida. A Natureza se comunica; a Natureza fala; a Natureza escuta; a Natureza perdoa; a Natureza respeita; a Natureza ama. A Natureza vive em harmonia. A Natureza é generosa. A Natureza é equilíbrio. 
A Natureza é nossa amiga. 
Grande Espirito, nos permite honrar e respeitar a floresta e toda a vida nela contida.


                                        
HAVERÁ ÁGUA QUANDO A GENTE FICAR VELHO?

O meu amigo Marcelo está superpreocupado. É que ele leu que, do jeito como a gente trata a água do planeta, pode ser que, no futuro, quando ele ficar velho, não exista mais nenhuma gota de água.
De água limpa, pelo menos...
Eu não entendo muito sobre esse assunto, mas acho que ele tem razão de ficar preocupado.
Você já andou por aí e viu como as pessoas desperdiçam água?
É um tal de ficar lavando o carro com a mangueira ligada o tempo todo, ou então lavando quintal, como se o chão fosse um lugar que devesse ficar limpo como um prato em que a gente fosse comer.
O pior é quando você passa pelas avenidas marginais e vê o monte de porcaria que as fábricas jogam na água, como se os rios fossem assim uma enorme privada, em que elas pudessem jogar toda a porcaria que fizessem sem nem ligar.
O mar? Puxa, há dias que você vai até lá, e o mar mais parece um lixão!
O que é que as pessoas estão pensando? Será que elas acham que coisas como água nunca acabam? Pois acabam, sim!
Essas pessoas, especialmente as crianças já grandinhas, parecem que não estão nem um pouco preocupadas com o mundo que vai ficar para a gente...
Eu não quero um mundo seco e um monte de cocô no lugar dos rios!       
Já imaginou?!
     
           Fernando Bonassi. Vida da gente.                                                                                         Belo Horizonte: Formato, 1999, p. 19


terça-feira, 1 de outubro de 2013

                                    Interpretando imagem 
Atividade para ser trabalhada no 4º ano do Ensino fundamental.    
1-O que mais chamou a atenção na ilustração?
2-Escreva no caderno o que você observa:                                   
a) no primeiro plano (aquilo que aparece mais próximo);           
b) no segundo plano;                                                                
c) no terceiro plano. 
3-O que o menino está fazendo? 
4- O homem está segurando um machado. O que você acha que ele queria fazer?
5- Por que o homem está olhando com espanto para a árvore?
6- Observe a ilustração e responda: é dia ou noite? Como você descobriu?
7- Você teria coragem de derrubar esta árvore?
8- Você acha que os homens continuariam derrubando árvores se elas se apresentassem dessa forma quando estão brotando? 
9- Escreva os sentimentos que essa ilustração despertou em você.